Francisco, através de sua mediunidade, recebeu um dia, o chamado para restaurar a Igreja de Jesus. No ano de 2005, durante uma reunião mediúnica, em Macaé, também foi feito um chamado: “Procure o Frei !”.A princípio, a essência do chamado não foi compreendido e a informação ficou um pouco vaga mas, algum tempo depois a segunda orientação: “Jacarepaguá !”.Depois de um tempo em busca de um Frei em Jacarepaguá, o casal que recebeu o chamado, chega a primeira vez no LAR DE FREI LUIZ, primeiro como pacientes e, depois de um tempo, se tornando trabalhadores mediúnicos e colaboradores da Mini Cidade do Amor.
No LAR DE FREI LUIZ, houve o encontro ou reencontro, de amigos queridos e, a chegada de orientação, direção e amadurecimento mediúnico para aplicarem no grupo que se formava na casa espírita que eram membros em Macaé, conforme orientação recebida na época.
Foram muitas viagens toda semana ao longo de 6 anos. Viagens para estudo, prática mediúnica e auxilio aos irmãos e amigos que necessitavam de tratamento e, após algumas alterações nas reuniões da Casa Espírita que serviam, outro chamado: “ Abrir um novo ponto de luz na cidade de Macaé, uma extensão dos trabalhos do LAR DE FREI LUIZ.”
Assim, um grupo de trabalhadores mediúnicos, comprometidos com a seriedade em servir, através da Doutrina Espírita, com o auxílio e orientação da Espiritualidade Amiga e, tendo como modelo e guia o Mestre Jesus, se uni e escolhe como patrono FRANCISCO DE ASSIS, fundando em 13 de Maio de 2011, na cidade de Macaé, o LAR FRANCISCO DE ASSIS.