Na questão 598 de "O Livro dos Espíritos", Kardec pergunta aos espíritos: "A alma dos animais conserva após a morte a consciência de si mesma?
Eles respondem que "sua individualidade, sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
Chico Xavier, em relação aos animais, compartilhava do pensamento de que não basta somente dar a eles assistência física mas também cuidados espirituais:
"Nossos benfeitores espirituais nos esclarecem que é preciso que todos nós consideremos que os animais diversos, a nos rodearem a existência de seres humanos em evolução no planeta Terra, são nossos irmãos menores, desenvolvendo em si mesmos o próprio princípio inteligente. Se nós, seres humanos já alcançamos os domínios da inteligência desenvolvendo agora as potências intuitivas, eles, os animais, estão aperfeiçoando paulatinamente seus instintos na busca da inteligência da mesma maneira que nós humanos aspiramos alcançar algum dia a angelitude na Vida Maior, personificada em nosso mestre o Senhor Jesus, eles, os animais aspiram ser num futuro distantes homens e mulheres inteligentes e livres. Assim sendo, nós podemos nos considerar como irmãos mais velhos e mais experimentados dos animais [...]" (Chico Xavier)
Nenhum comentário:
Postar um comentário