sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Palestra de Domingo, 02/11/2014: "ZAQUEU E OS FARISEUS" com Frank Sales


​Na época de Jesus, o Império Romano dominava uma imensa extensão de terras e inúmeros povos, inclusive os judeus, de quem exigiam pesados impostos.Em Jericó existia um posto de fiscalização e, portanto, havia ali uma grande concentração de publicanos - funcionários encarregados da cobrança desses impostos.

Os publicanos sofriam um repúdio muito forte dos fariseus. Muitos publicanos cobravam mais impostos do que deveriam, praticando extorsão. Enriqueciam ilicitamente. Eram considerados traidores, gatunos e ladrões. Este ódio se estendia a suas famílias também.

Zaqueu era um judeu muito rico, chefe dos coletores de impostos; conhecia a Lei de Moisés e os princípios morais que deveria seguir; mas seu modo de vida o havia comprometido perante a Lei de Deus e a Lei humana. Interiormente ele estava infeliz, já ansiava por uma mudança, mas precisava de um estimulo vigoroso, o suficiente para lhe dar esse impulso.

Seu encontro com Jesus, e o acolhimento isento de preconceito que dele recebeu, transformou-o completamente, e ele pode pacificar sua consciência e corrigir os erros de sua vida, decidindo, espontaneamente, repartir com os pobres a metade de sua fortuna acumulada e restituir quatro vezes mais as pessoas a quem havia espoliado. E Jesus lhe disse: "Zaqueu, hoje entrou a salvação em tua casa!"




terça-feira, 28 de outubro de 2014

Palestra de Quarta-Feira, 29/10/2014: "DEUS" com PIERRE (Casa do Caminho)


Questões 1, 4, 13 do Livro dos Espíritos:

1. Que é Deus?

"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

"Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa.Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá."

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos idéia completa de seus atributos?

"Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas idéias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber."







sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Palestra de Domingo, 26/10/2014: " O ESTADO DE GRATIDÃO" com João Carvalho (de Saquarema)


A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Quando fazemos isso, abrimos nosso coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.


Chegar ao estado de gratidão é muito mais do que expressar um "muito obrigado".

Só é possível chegar a este estado de gratidão quando aprendemos a positivar as experiências que vivemos, buscando nelas o sentido que seja próprio às nossas necessidades evolutivas. 






quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Palestra de Quarta-Feira, 22/10/2014: "A CARIDADE E A SALVAÇÃO" com DELCY GONÇALVES


"Se Allan Kardec tivesse escrito que ´fora do Espiritismo não há salvação´, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu ´Fora da Caridade´, ou seja, fora do Amor não há salvação'" (Chico Xavier)

Precisamos aprender o significado da palavra caridade. Caridade não é somente dar esmolas. Caridade é "fazer ao próximo o que gostaríamos que o próximo nos fizesse", ou seja, não enganar, não roubar, não adulterar, não desrespeitar, não ser violento, é matar a fome de alguém, é vestir alguém, é calçar alguém, é evangelizar alguém, é retirar alguém do vício, é não julgar, é levar uma palavra de consolo, é um sorriso sincero, é um abraço afetuoso, é cuidar do idoso, dos animais, da Natureza, do planeta, enfim, é respeitar e cuidar de tudo o que Deus criou, inclusive nós mesmos que também somos criação Dele. 

Só através da caridade estaremos salvos, livres de resgates, em paz com a nossa consciência e com os nossos irmãos.






sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Palestra de Domingo, 19/10/2014: "O EVANGELHO E A ARTE DE CURAR" com Roracy Correa



Jesus, o Médico divino, receitava a vigilância, a oração, o perdão e a prática da caridade como profilaxias. Recomendava, constantemente: "Buscai e achareis", deixando claro a necessidade do nosso movimento em direção à cura, a fim de nos fazermos credores dos benefícios recebidos. Ao curar, explicava: "a tua fé te salvou", "teus pecados te são perdoados", "vai e não peques mais". Em momento algum Ele nos eximiu da responsabilidade sobre nossas doenças e sobre nossa cura.

A cura real somente acontece do interior para o exterior. Toda cura é sempre uma auto cura e o Evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro.

Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição.

Quando nos decidiremos?








terça-feira, 14 de outubro de 2014

Palestra de Quarta-feira, dia 15/10/2014: "SONOS E SONHOS" com Regina (Casa do Caminho)



O sono e os sonhos são indicativos de  que o Espírito encarnado  nunca está inativo,  ainda que mantido ligado ao corpo físico pelo perispírito. Durante o sono, apenas o corpo repousa, pois o Espírito não dorme; aproveita-se do repouso do corpo e dos momentos em que  a sua presença não é necessária para atuar  isoladamente e  ir aonde quiser, no gozo então da sua liberdade e da plenitude das suas faculdades.

O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono. Apenas não se recordam dos acontecimentos ocorridos na  outra   dimensão da  vida. Como o corpo é matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões  que  o Espírito recebeu,  já que tais impressões não chegaram ao Espírito por meio dos órgãos do corpo.

Por efeito do sono, os Espíritos estão sempre em relação com o mundos dos Espíritos. O sono é a porta que Deus lhes abriu para entrarem em contato com seus amigos do Céu; é o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final, que os restituirá ao meio que lhes é próprio.









sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Palestra de Domingo, 12/10/2014: "FRANCISCO DE ASSIS" com DOUGLAS GAMBARÔ


Para Francisco de Assis, pobreza é o valor de colocar tudo em comum, é a coragem da partilha.

Certa ocasião, durante uma missa, ouviu a pregação do Evangelho de Lucas 9,3 :

"Ide e pregai, dizendo que está próximo o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expeli os maus Espíritos, dai de graça o que de graça recebestes. Nada leveis para o caminho, nem ouro, nem prata, nem tragais dinheiro nas vossas cintas, nem alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem calçado, nem boldão; porque digno é o trabalhador do seu alimento."

Francisco a partir deste exato momento exclamou cheio de alegria: "É isso que quero! É isso que desejo de todo o coração!". Finalmente compreendeu o verdadeiro sentido espiritual de sua missão, despojando-se de todos os bens materiais para transmudar-se no "poverelo de Assis", a fim de que, através da sua pobreza, da coragem da partilha, pudesse propiciar a todos a riqueza da autoiluminação.



Durante a palestra temos EVANGELIZAÇÃO INFANTO JUVENIL ( de 03 a 14 anos )




terça-feira, 7 de outubro de 2014

Palestra de Quarta-Feira,dia 08/10/2014: "PREPARAÇÃO PARA A MORTE" com João Lembo


Desconhecendo a complexidade do processo da vida, o homem terreno sempre se apegou, principalmente nas civilizações ocidentais, ao conceito negativo da morte como frustração total de todas as possibilidades humanas.


Quando a morte chega, com sua bagagem de mistérios, traz junto divergências e indagações. Afinal, quando os olhos se fecham para a luz, o coração silencia e a respiração cessa, terá morrido junto a essência humana?


Não. Nós não morreremos junto com o corpo. O organismo voltará à natureza - restituiremos à Terra os elementos que recebemos - mas o Espírito jamais terá fim.


A preparação para a morte não é nenhuma forma de preparação religiosa para a conquista do Céu. É um processo educacional que tende a ajustar os educandos à realidade da Vida, que não consiste apenas no viver, mas também no existir e no transcender.


Para aquele que buscou viver com ética e amor, a morte é apenas o fim de um ciclo. A volta para casa. Com a consciência pacificada, o coração em festa, o homem de bem fecha os olhos do corpo físico e abre as janelas da alma.







sábado, 4 de outubro de 2014

Palestra Musicada: Domingo, 05/10/2014: "A FÉ" com Coral do Suave Caminho


Entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim. Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança.

 

A fé sincera é empolgante e contagiosa; comunica-se aos que não na tinham, ou, mesmo, não desejariam tê-la.

 

A verdadeira fé se conjuga à humildade; aquele que a possui deposita mais confiança em Deus do que em si próprio, por saber que, simples instrumento da vontade divina, nada pode sem Deus.

 

Venha se emocionar com o Coral do Suave Caminho, neste domingo (05/10), 19:30

 



Durante a palestra temos EVANGELIZAÇÃO INFANTO JUVENIL ( de 03 a 14 anos )